quarta-feira, 30 de setembro de 2009

JCC em ação




Componentes Chaves do Projeto
RELATÓRIO CIDADÃO
A equipe responsável pelo Relatório Cidadão deverá fazer uma urna grande da cor da equipe e nesta urna deverá estar escrito: sugestões, reclamações e ideias. No final do dia a equipe recolhe o material do interior da urna, faz um relatório e entrega-o ao coordenador da equipe.

PATRULHAS JOVENS
Os alunos pegam dez coletes que ficarão na supervisão e fiscalizarão o recreio começando pelos banheiros.
Os.: Esses alunos identificam-se ao professor, devendo sair 5 minutos antes de dar o sinal para o recreio. Poderão entrar na sala 5 minutos após o recreio.

EDUCAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE CRIMES, DROGAS E VIOLÊNCIA
Deverão trazer recortes de jornais e revistas mostrando envolvimento de crianças, adolescentes e jovens, em crimes e também em projetos sociais de recuperação.

ORIENTAÇÃO (ACONSELHAMENTO)
Na hora do recreio, os alunos responsáveis deverão procurar um aluno que esteja triste e magoado e tentar alegrá-lo e fazê-lo feliz.
Obs.: O grupo deverá fazer um relatório citando o nome do aluno.

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Deverão tomar conhecimento de todos os conflitos na escola que poderão gerar brigas e evitar que elas aconteçam.

MEDIAÇÃO
Deverão resolver todos os impasses que não sejam brigas. Exemplo: ajudar a decidir quando os alunos precisam fazer escolhas dentro do Projeto JCC.

ENSINO EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS
Deverão sair no recreio e procurar alunos que estejam com dificuldades em alguma matéria e ajudá-los. Fazer relatório constando a matéria e os nomes dos alunos que foram ajudados.

PROJETOS DE AÇÃO
Deverão fazer uma programação que envolva toda a escola. Exemplos: uma peça teatral, um grupo de dança,
Uma campanha de alimentos, etc.